Um grande público é esperado para este sábado (30), último dia da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2013). Considerada a maior feira multissetorial da região, o evento acontece no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul de Manaus, e conta com grande variedade de atrações. As visitas podem ser feitas gratuitamente das 15h até às 22h.
Nesta edição a FIAM, contabiliza 300 expositores. No pavilhão central, o público tem a oportunidade de conhecer novidades em termos de tecnologia do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de serviços de instituições de pesquisa e inovação e de órgãos governamentais. Destaque para os condicionadores de ar que garantem ambiente mais puro e potencializam a hidratação na pele; nova geração de TVs Smart que agrega recursos como reconhecimento de face, comando de voz, compartilhamento de conteúdos e perfil individual de tela; além de software que reproduz em ambiente virtual uma linha de produção de empresa; lançamentos de produtos do segmento de Duas Rodas; e projetos inovadores com agregação de valor a produtos feitos a partir de matéria-prima regional.
Ainda no pavilhão central, é possível visitar o Espaço Inovação, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O estande reúne núcleos de inovação e empresas de base tecnológica que, além de mostrar suas ações, também prestam esclarecimentos sobre a interação entre a pesquisa e o mundo empresarial.
A FIAM oferece, ainda, ao público, o Salão de Vidros, que abriga um estande especial da Venezuela. No local, 62 empresas estão expondo produtos prontos para a exportação de segmentos, como bebidas, alimentos e estética. Também há um espaço dedicado aos Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia e outro com a exposição de países estrangeiros (Argentina, Colômbia, Peru e Suriname).
Na área externa do Studio 5 Centro de Convenções, funciona o Pavilhão Amazônia. Único espaço de comercialização da Feira, o local oferece ao público amplo leque de produtos amazônicos, tais como peças artesanais, fitoterápicos, fitocosméticos e alimentos orgânicos. Outros atrativos são a exposição de fotografias, apresentações musicais, além espaços especiais reservados à cultura, projetos e ações de cidadania e culinária regional. As visitas também podem ser feitas das 15h às 22h.