Fazenda da Esperança é homenageada na Câmara Municipal pelos 20 anos de atuação em Manaus

– (foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM) – Com a entrega da uma placa de Honra ao Mérito ao fundador da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel, e de diplomas em agradecimento às ações realizadas pela instituição desde 2001, na capital amazonense, a entidade foi homenageada nessa quarta-feira (29/9), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A solenidade foi realizada no plenário Adriano Jorge, da Casa legislativa.

Autor da homenagem, o vereador Allan Campelo (PSC) ressaltou a importância da destinação de recursos, por meio de emendas parlamentares, ao trabalho social desempenhado pela instituição presente em 24 países no mundo.

“Eu acredito que se cada vereador der uma fatia da sua emenda parlamentar, conseguiremos fazer uma ajuda grande no total para a Fazenda. Vamos fazer uma cessão de tempo durante o plenário, com todos os vereadores que estiverem presentes para a gente fortalecer essa questão da emenda para o ano que vem. A minha já está garantida. Vamos conquistar agora dos outros vereadores”, disse.

São duas décadas de acolhimento a quem precisa de ajuda para tratar dependências química e alcoólica, na capital. A laborterapia, que é a terapia ocupacional, convivência e espiritualidade fazem parte desse processo, com duração de 12 meses. O interno, de forma voluntária, aprende um novo estilo de vida e tem o desafio de assumir novas responsabilidades.

História que se confunde com a de Rafael Pereira, primeiro recuperado de dependência química por meio da Fazenda da Esperança. “Hoje o sentimento é total alegria. Se a Fazenda da Esperança não nascesse naquele ano (2021), eu não estaria aqui. Durante esse período perdi para as drogas 47 amigos da minha comunidade. Por isso, agradeço, primeiramente, a Deus por ter tido misericórdia da minha vida e, em segundo a Fazenda por ter me dado uma oportunidade de poder escrever uma nova história”, relatou o responsável pela Fazenda da Esperança em Maués.

Em seu discurso, o fundador da instituição, Frei Hans, fez um balanço das atividades realizadas, as quais beneficiaram, aproximadamente, 20 mil famílias somente em Manaus. “Nós quando começamos, descobrimos que o problema é profundo, que estão machucados na alma, que estão sofrendo muito e cada um precisa descobrir a razão de usar drogas. A maioria não recebeu o amor que esperava, muitos foram violentados sexualmente, outros não conhecem seus pais, os pais se separaram. Então, é preciso dar muito amor e ensinar ele a amar”, contou.

O coordenador regional da Fazenda da Esperança, Padre Vinícius Esch Gouvêa, destacou o papel da igreja católica na recuperação das pessoas que sofrem com esses tipos de dependências. “A Fazenda nasceu há vinte com a proposta de atender a uma demanda da Campanha da Fraternidade de 2001, de ‘Vida sim, drogas não’. No fundo, a nossa intenção é poder ser um sinal do amor de Deus, uma possibilidade de recuperação, de transformação de tantas vidas e de tantas famílias”, lembrou.

A secretária-adjunta de Assistência Social do Amazonas (SEAS/AM), Laudenise Oliveira, destacou a parceria entre o Estado e a Fazenda da Esperança. “Nós temos uma importante parceria com a Fazenda da Esperança, por meio de um convênio. Faz alguns anos que o Estado não repassava o fomento para as Organizações da Sociedade Civil e, com a atual gestão do governador do Amazonas, Wilson Lima, o repasse vem sendo realizado desde 2020, para que pudessem colocar em atividade as ações do dia a dia.”

Também participaram da solenidade representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), do Fundo Manaus Solidária (FMS) da prefeitura de Manaus e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do governo do Amazonas. Atualmente, a Fazenda da Esperança, na capital, recebe 460 internos, entre homens e mulheres, e possui ao todo oito unidades no Estado. A mais nova sede será inaugurada no dia 03 de outubro de 2021, no município de Coari.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *