A notícia sobre uma suposta liberação de mais de 4 mil detentos do sistema prisional do Amazonas para as comemorações do Dia dos Pais é falsa.
A informação é da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), responsável pelos presídios de todo o estado.
Por meio de Nota, a Seap busca tranquilizar a população, sobressaltada pela divulgação, por meio das redes sociais, principalmente grupos de WhatsApp, que replicam esse tipo de informação.
Confira a Nota:
NOTA – ESCLARECIMENTOS SOBRE SAÍDA TEMPORÁRIA NO DIA DOS PAIS
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) vem por meia desta esclarecer sobre boatos que estão circulando sobre a liberação nesta sexta-feira (10/08) de 4.500 presos para o Dia dos Pais.
A informação não procede, tendo em vista que a saída temporária é um benefício concedido apenas aos presos do regime semiaberto. A unidade do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto) foi desativada em abril deste ano, com ação do poder judiciário na decisão pelo monitoramento eletrônico com tornozeleiras dos presos deste regime.
A Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF) que hoje possui 116 detentas, é a única unidade do sistema prisional que poderia conceder o benefício de saída temporária no Dia dos Pais, o que até o momento não possuí definição da Vara de Execução Penal (VEP) para liberação de nenhuma das presas que hoje estão custodiadas na unidade.