Uma explosão, em um rebocador, deixou um homem de 63 anos, de nome não revelado, gravemente ferido, na tarde desta sexta-feira (8). A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN),
De acordo com a assessoria de comunicação da Marinha, o acidente aconteceu no Lago de Tefé, no município de Tefé, Interior do Amazonas. A explosão ocasionou ferimentos graves no Chefe de Máquinas da embarcação, que foi levado inconsciente ao hospital do município.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Agência Fluvial de Tefé enviou ao local uma Lancha com uma equipe de Inspetores Navais que realizaram os primeiros levantamentos de dados para abertura do Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN). O inquérito visa apurar as causas e responsabilidades pelo acidente.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da Marinha, durante a Inspeção, não foi constatada nenhum tipo de poluição hídrica no local do acidente.
Apreensão de embarcação irregular
Na última quinta-feira, (7), o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAm), reteve um comboio e uma embarcação irregulares a 70 milhas de Manaus.
Na embarcação, foram apreendidos 1.000 litros de gasolina, que estavam sendo transportados sem notas fiscais, no Rio Solimões.
A primeira irregularidade constatada foi em uma embarcação do tipo regional, que estava sem inscrição na Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e sem tripulantes habilitados.
A segunda foi de um comboio, composto por um empurrador e uma balsa, sem documentação e também sem tripulantes habilitados.
As embarcações apresadas foram escoltadas pelo NPaFlu “Amapá” e transferidas para a CFAOC, que ficará responsável por sua guarda até que as irregularidades sejam sanadas, junto à Capitania.
Participam da Patrulha Naval (PATNAV) Policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas e da Polícia Civil do Estado do Amazonas.