Expectativa de crescimento nas vendas para o Dia dos Pais

Pesquisa feita com mil consumidores, em 70 municípios do País, pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, calcula que a compra de presentes para o Dia dos Pais, que se comemora no próximo dia 10 de agosto, vai injetar no comércio brasileiro cerca de R$ 5,3 bilhões.

É uma projeção mais otimista do que a divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima movimentação em torno de R$ 4,4 bilhões no comércio varejista do País.

Ainda assim, com crescimento de 4,3% nas vendas, em relação ao ano passado, mas será a evolução mais fraca de vendas para o Dia dos Pais nos últimos dez anos, segundo a CNC.

De acordo com a Fecomércio-RJ, a procura por roupas lidera a preferência nacional para presentes, com 43,4% das intenções, seguindo-se perfumes e cosméticos, com 15,2%.

Em relação ao ano passado, a sondagem mostra, entretanto, redução no percentual de brasileiros que pretendem presentear alguém na data.

Em 2013, a taxa atingiu 42,1% dos entrevistados, e caiu agora para 31,2%, ou o equivalente a 45,2 milhões de brasileiros.

O economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, disse que  o consumidor está mais cauteloso, “vivendo um momento de pisada no freio”.

Ele disse que a economia não apresenta ritmo de crescimento consistente, e o mesmo ocorre na ponta da produção, na indústria, que ainda está hesitante, “em banho-maria”.

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