O Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sendej), Elvys Damasceno, enfrenta o banco dos réus, na próxima segunda-feira (9). Damascena responde por dano moral ao jornalista e blogueiro Marcell Mota.
A audiência de instrução e julgamento em processo de indenização e dano moral por injúria, calúnia e difamação contra o jornalista acontecerá às 08:00hs, no Fórum Desembargador Mário Verçosa.
O fato ocorreu em junho de 2013, quando Elvys ainda exercia a função de subsecretário na Semdej, e o jornalista noticiou em seu blog uma denúncia de que o gestor “utilizava a máquina pública para benefício próprio”, por meio de convênios entre a secretaria e a Federação de Jiu-jítsu do Amazonas (FJJAM). À época, Damasceno acumulava as funções de presidente da federação e subsecretario.
A denúncia foi parar no Ministério Público, que pediu o afastamento imediato do secretário, da função de presidente da federação. A denúncia do blogueiro levou Elvys Damasceno e seus seguidores no Facebook, a fazer uso de suas redes sociais para ameaçar, caluniar e denegrir a imagem do jornalista.
Em duas audiências de conciliação, a defesa de Elvys Damasceno não ofereceu nenhuma proposta e a audiência de instrução e julgamento foi marcada a próxima segunda-feira.
Se for condenado pelo juízo da 15º Vara do Juizado Especial Cível, o gestor terá de pagar a quantia de 40 salários mínimos, o equivalente a R$ 28.960,00 ao jornalista.
Em duas eleições, Damasceno concorreu a vereador em Manaus. Se for condenado, segundo a “Lei de Ficha Limpa” o secretário poderá ficar impedido de participar das próximas eleições.