08/05/13 – O ex-governador do Acre, Orleir Cameli, de 64 anos, morreu, na manhã desta quarta-feira (08), em Manaus.
O ex-governador travava luta contra um câncer no estômago.
De acordo com familiares, Cameli morreu no apartamento da mãe dele, no edifício Aruba, na Ponta Negra, zona Oeste da capital.
O corpo de Orleir Cameli será levado para o município de Cruzeiro do Sul, onde será velado e enterrado.
Por meio de nota, o governo do Acre manifestou pesar pela morte do ex-governador.
Nota de pesar
O governador Tião Viana, vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Acre, Orleir Cameli, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 8, em Manaus (AM), na casa de sua mãe. Orleir lutava contra um câncer no intestino e, desde a última segunda-feira, depois de uma piora em seu quadro clínico, pediu que fosse levado para junto de sua família.
Filho de Marmud Ferreira Cameli e Maria do Patrocínio Messias Cameli, Orleir Messias Cameli nasceu em 16 de março, no seringal Belo Horizonte, no Alto Juruá, no ano de 1949. Ainda criança, começou a trabalhar na agricultura, madeira e seringa, sendo alfabetizado em casa.
Em 1992 aceitou o convite para candidatar-se a prefeito de Cruzeiro do Sul pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Eleito, assumiu a prefeitura em 1993. Após 15 meses de administração, Orleir renunciou ao cargo para disputar o Governo do Estado do Acre, pela coligação PPR/ PP, onde venceu as eleições. Foi governador do Acre de 1º de janeiro de 1995, até 31 de dezembro de 1998.
O corpo de Orleir Cameli será levado para Cruzeiro do Sul para o velório e enterro.
Que neste momento de dor, o Espírito de Deus console os amigos e a família enlutada.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre