Evento internacional discute em Manaus Desenvolvimento Econômico e Mudanças Climáticas

Pioneiro na realização de auditorias ambientais e fomentador de parcerias entre as instituições de controle ambiental e instituições de pesquisa, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) sedia, na próxima quinta (27) e sexta-feira (28), a partir das 9h, no auditório do órgão, o Simpósio “Desenvolvimento Econômico e Adaptação de Mudanças Climáticas no Amazonas: Oportunidades de Cooperação entre Brasil e EUA”.

O evento, que tem caráter internacional, terá a participação de pesquisadores da Universidade do Tennessee (EUA) e das Universidades Federal e do Estado do Amazonas, além instituições ligadas ao tema, como o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e Instituto de Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O encontro foi articulado pelo  Instituto Piatam, em parceria com o Programa Companheiros das América (Partners of the Américas), Ufam, Inpa e TCE.

Segundo o conselheiro Júlio Pinheiro, um dos organizadores do evento, o simpósio será realizado para trocar experiências a respeito do desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas. “Os pesquisadores aproveitarão para conhecer trabalho de auditoria ambiental realizado pelo TCE, que é reconhecido internacionalmente, inclusive pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressaltou, ao enfatizar que o evento é preparatório para outros contatos futuros e teve o apoio do presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, e demais membros do colegiado.

O presidente do Instituto Piatam e professor-doutor da Ufam, Alexandre Rivas, destacou a participação do TCE como fundamental no Simpósio porque demonstra que o assunto está sendo observado pelas instituições, sem falar do trabalho da corte de Contas na área ambiental, que reconhecido no Brasil e internacionalmente.

“Esse evento faz parte de uma reconstrução das relações entre os Estados do Amazonas e Tennessee, por meio das atividades dos Companheiros das Américas, e fomenta uma conexão de experiência importante entre instituições dos dois países. No debate, as discussões terão o perfil da cooperação: do que cada um pode cooperar, promovendo assim um entendimento mútuo”, comentou Alexandre Rivas.

No evento, será elaborada uma proposta de plano de ação dos pesquisadores, do ponto de vista institucional, para o compartilhamento de experiência e conhecimentos. Para o TCE, o simpósio é uma oportunidade de troca de conhecimentos e difusão das ações.

Além dos membros de 30 membros do Programa Companheiros das Américas (EUA), de 70 membros das Intuições de Ensino e Pesquisa do Amazonas (Ufam, UEA, Inpa e etc.), vão participar do simpósio universitários das áreas afins (ciências ambientais, agrárias, econômicas e outros), técnicos do TCE e de outras instituições da área do governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *