O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), promove, nesta terça-feira (8), um café da manhã seguido de uma coletiva de imprensa, para apresentar a proposta da Corrida do Arco-Íris às autoridades, formadores de opinião, profissionais da imprensa, apoiadores e representantes dos movimentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O evento acontece no Clube Sírio Libanês, na avenida Constantino Néry, nº 2.237, Chapada, zona Centro-Sul).
Na ocasião, o titular da Sejus, o secretário Louismar de Matos Bonates, anunciará as ações que a secretaria está realizando, atendendo às reivindicações dos movimentos LGBT, como o acordo fechado entre o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia “Adamor Guedes” e a Defensoria Pública do Estado (DPE), para garantir agilidade no atendimento jurídico, entre outras atividades.
A Corrida do Arco-Íris será realizada no Dia Internacional de Combate à Homofobia, 17 de maio, com o objetivo de reforçar a luta pelo direito à dignidade e o respeito à diferença. A largada será realizada a partir das 17h30, em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA) e terá percurso de 5 quilômetros até a Ponta Negra, em Manaus (AM). Há premiações até o décimo colocado na corrida, que vão de R$ 100 a R$ 2 mil, além da entrega de medalhas.
No fim do percurso, após a premiação dos vencedores, será promovida uma grande festa, no anfiteatro da Ponta Negra, ao som de DJs famosos internacionalmente. As atrações já confirmadas são: o espanhol Nacho Chapado, a carioca Ana Paula (rainha das baladas LGBT), o DJ Morais (residente da The Week), o paulista Márcio S. (que atua no D-Edge, em São Paulo, e no Sub, em Manaus) e o amazonense Pedro Gaioto.
Além da Sejus, o evento tem o apoio da Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e da Fundação Municipal de Cultura (ManausCult), e da Federação Amazonense de Atletismo.