A Rede Estadual de Atenção ao Adolescente Infrator será tema principal do Seminário de Elaboração do Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo, que acontece nesta quarta-feira (28). O evento acontece das 9h às 17, no auditório “Dorinha Prado” da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), na avenida Darcy Vargas, nº 77, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.
O encontro será coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por intermédio do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e conta com o apoio do Governo do Amazonas e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
De acordo com a secretária da Seas, Regina Fernandes, no seminário, serão apresentados os serviços de atendimento ao adolescente em conflito com a Lei e que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de internação provisória, privação de liberdade, semi liberdade e nos polos de atenção à Liberdade Assistida (LA) em Manaus.
A secretária informou que, atualmente, a rede de atenção ao adolescente em conflito com a Lei atende 1,6 mil jovens em medidas socioeducativas em Manaus e de outros municípios. Até 2015, segundo ela, o Governo do Amazonas deve inaugurar o Centro Socioeducativo de Internação Masculina, que está sendo construído no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), para atender 90 adolescentes.
O evento será coordenado pelo consultor do Programa das Nações Unidas (PNUD) da SDH/PR, José Fernando Silva, que vai apresentar as principais propostas para a elaboração do Plano Estadual e, também, exemplos de projetos sociais implantados por unidades de internação de outros estados com resultados positivos.