Com base em um projeto que vai à votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os estudantes terão passe livre nos serviços de transporte coletivo da capital, sem limite diário de viagens, todos os dias da semana, o ano inteiro.
O beneficio vale também para os alunos das redes publica e privada, dos ensinos fundamental e médio e para os cursos técnicos e profissionalizantes e educação para jovens e adultos, reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os custos serão bancados pelo Município, podendo receber apoio do Estado e da União.
A justificativa do autor do projeto, vereador Júnior Ribeiro (PTN), é de que muitos estudantes não têm condições de custear a passagem de ônibus, principalmente os que moram distante das escolas. Outro fator é que a educação deve ser prioridade para o município.
Junior Ribeiro afirmou que as empresas do sistema de transporte coletivo podem reagir à decisão, mas os subsídios liberados pelo Governo Federal ao transporte, abrem um caminho para a aprovação e implantação da Lei.
Após ser deliberado, o projeto seguiu para a Comissão de Constituição Justiça e Redação da Casa, aguardando a data da votação.