Usar o esporte para a prevenção às drogas, bebidas alcoólicas e doenças sexualmente transmissíveis, além de expor outros assuntos sobre a saúde. Esse é o método trabalhado pelo programa ‘Fifa 11 pela Saúde’, adotado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) e aplicado nas 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Em Manaus, o programa acontece em 11 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, localizada no bairro Nova Esperança, o ‘Fifa 11 pela Saúde’ já está no quinto fundamento.
Ao todo, são 11 e os 30 alunos contemplados pelo projeto já aprovam a iniciativa. Além de ter 45 minutos de aula prática, com atividades físicas aplicadas por professores de educação física certificados pela Fifa, os alunos têm mais 45 minutos de aula teórica, na qual aprendem temas voltados para a área da saúde.
Para incentivar os alunos, vídeos de jogadores mundialmente famosos, como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Buffon e Falcão Garcia, são exibidos durante o programa.
Um dos objetivos da Fifa, segundo o coordenador médico do programa da Fifa em Manaus, Eduardo Stewein, é que, além de atender as cidades que são sedes da Copa do Mundo, o programa seja adotado pelo Governo Federal e levado para todas as escolas do país.
Coordenador Regional local do programa, Hércules Lima, afirmou que o critério de escolha das escolas para receberem o ‘Fifa 11 Pela Saúde’ foi pela estrutura e efetivo de alunos. Ele também aproveita para comentar a proposta do projeto.
As escolas selecionadas foram: Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, Escola Municipal Maria Lira Pereira, Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol, Escola Municipal Ana Mota Braga, Escola Municipal Vicente de Paula, Escola Municipal Jorge Rezende Sobrinho, Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, Escola Municipal Álvaro César de Carvalho, Escola Municipal Professor Nilton Lins e Escola Municipal Maria Leide de Amorim.
No final do programa, os alunos vão passar por uma avaliação para saber o que eles aprenderam e o quanto melhoraram dentro da sala de aula. O ‘Fifa 11 Pela Saúde’ é tratado como um dos legados da Copa do Mundo.