Neste fim de semana, centenas de estudantes amazonenses vão fazer as provas do Enem 2013. O exame substitui o vestibular em várias faculdades e universidades públicas do país.
No Amazonas, de acordo com o ministério da Educação, os candidatos devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, para e evitar chegar atrasado ao local dos exames neste sábado (26) e no domingo (27).
Os portões estarão abertos às 10h e a prova começa às 11h. O aluno só pode sair às 13h, tudo horário local. Para levar a prova para casa no sábado, o estudante precisa sair somente 15h e o horário de término do exame acontece às 15h30. Já no domingo, para levar a prova, o candidato deve permanecer no local do exame até às 16h, com encerramento da prova marcado para 16h30.
O estudante Pedro Lima, de 18 anos, já prestou vestibulares em faculdades particulares, mas pretende usar a nota do Enem para estudar em uma universidade pública. Segundo, os candidatos devem procurar fazer a prova com tranquilidade.
Já a estudante Natália Batista, de 18 anos, vai tentar vaga na faculdade de Direito pelo exame. Para ela, é hora de controlar o nervosismo.
Segundo o professor de cursos pré-vestibulares, Rafael de Oliveira, as provas do Enem podem exigir mais as habilidades de raciocínio do estudante, do que fórmulas ou teorias. Ele alerta que durante os exames, uma boa dica para evitar que a ansiedade atrapalhe é começar pelas questões que o candidato julgue mais fáceis.
Também é importante levar caneta esferográfica na cor preta e documento de identidade. No sábado, os estudantes vão fazer provas de ciências humanas e da natureza. No domingo, vão ser aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação.
As provas objetivas são compostas com 45 questões cada. Quem ainda não sabe onde vai fazer a prova do Enem pode acessar o site do Inep para obter a informação. O endereço é www.inep.gov.br.