Aécio Neves garante apoio à prorrogação da ZFM e defende projeto de desenvolvimento para a Região Amazônica

O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pré-candidato à presidência da república, nas eleições do ano que vem, o senador Aécio Neves, chega, nesta sexta-feira (08) a Manaus. Aqui, ele participa de um encontro estadual que, além de discutir a situação do partido no Estado e a participação na sucessão presidencial, vai comemorar os 35 anos de vida pública do presidente de honra do PSDB no Amazonas, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Em entrevista exclusiva à Rede Tiradentes de Rádio e Televisão, o senador tucano falou de sucessão, do que pretende fazer, caso venha a ser o candidato e eleito para a presidência, e destacou a importância política e a personalidade de Arthur.

“P’ra mim é uma das mais fulgurosas, mais vibrantes inteligências da minha geração. E nós estaremos fazendo um grande encontro do PSDB.”

O senador Aécio não escondeu que também vem a Manaus, pensando nos votos dos amazonenses.

“O PSDB é hoje a maior força de oposição ao atual governo e a nossa responsabilidade é construir um projeto alternativo e apresentar ao Brasil, a esse que está aí, que tem nos trazido um crescimento pífio, um descontrole gravíssimo na economia, uma incapacidade gerencial crônica com um cemitério de obras inacabadas espalhadas pelo país. E nós vamos construir essa nossa proposta andando pelo Brasil. E ele deve incorporar posições muito claras em favor de toda a Região Amazônica.”

O senador Aécio assumiu um compromisso com a Zona Franca de Manaus (ZFM) e sua prorrogação.

“A Zona Franca está hoje enraizada. Ela faz parte da paisagem econômica e social de toda a região, e ela tem que ser fortalecida! Por isso, nós votaremos sua prorrogação. E a minha visão é até um pouco mais ousada. A ZFM não é importante apenas para a Região. Ela é um pólo de desenvolvimento para o Brasil!”

O senador criticou as obras federais paralisadas como a BR 319, no Amazonas, e disse que, se for eleito, vai tentar conciliar meio-ambiente com desenvolvimento.

“O desenvolvimento não é inimigo da preservação ambiental! A pobreza talvez seja o maior inimigo da sustentabilidade e da preservação. Não apenas a 319 está parada. Também está prometido o terminal de passageiros no Porto de Manaus. As próprias hidrovias que foram prometidas, não avançaram como poderiam ter avançado, tanto no Amazonas quanto no Madeira, então o que falta nesse governo é planejamento e capacidade de realizar!”

Aécio negou divergências com o colega de partido e também presidenciável, José Serra, e defendeu uma nova cara e uma agenda para a Amazônia e para o país.

O senador disse, ainda, que o candidato do PSDB deve ter um projeto alternativo de desenvolvimento para a região.

“Nós sabemos que o potencial para o desenvolvimento de toda a Região não está apenas na ZFM. A variedade e o potencial dos setores naturais da Região, ainda pouco explorado. Eu diria que também precisamos ter um planejamento explorando a petroquímica na Região, aproveitando o gás do Juruá e do Urucu. Enfim, há uma série de atividades que, bem planejadas, com investimentos em logística, podem ser um instrumento de desenvolvimento econômico e social de toda a Regiaõ.”

Após a chegada a Manaus, por volta das 14h, o senador Aécio Neves segue para uma visita à empresa Moto Honda da Amazônia, no Distrito Industrial. Às 20h, ele participa do encontro estadual do PSDB e, no sábado, visita o recém restaurado e reinaugurado mercado municipal Adolpho Lisboa e o encontro das águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *