De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 9.256 candidatas grávidas participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Estudantes nesta condição receberão atendimento específico, cujo objetivo é assegurar acessibilidade e o direito à realização do exame às candidatas que já concluíram ou irão concluir o ensino médio.
Os dados oficiais apontam crescimento de 38,4% em relação ao total de gestantes inscritas no Enem 2013, ano em que 6.689 grávidas realizaram as provas. O índice também é maior se comparado à taxa de crescimento de 21% de candidatos inscritos no período de 2013-2014.
O pedido para atendimento específico foi solicitado durante o período de inscrição e contempla também lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Estão aí incluídos ainda os 62.396 sabatistas que, por convicção religiosa, guardam os sábados. As lactantes representam 13.882 participantes, já os idosos somam 1.303.
Atendimento especializado
O Enem irá também atender pedidos de atendimento especializado. A opção é destinada aos participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial.
Para melhor atender os estudantes haverá, em diversos locais do exame, sala de mais fácil acesso (para 15.115 participantes), prova superampliada (6.768) e auxílio para transcrição (6.328).
Fonte:Ministério da Educação