Um encontro entre os dirigentes do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac do Amazonas, da superintendência da Fecomércio de Rondônia e representantes da empresa Santo Antônio Energia, que acontece nesta quarta-feira (27), em Manaus vai discutir a sobre a revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
A reunião ocorrerá às 13h, no Sesc Centro, na Rua Henrique Martins, 427, e terá a participação do governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB).
Durante a reunião, será discutida a importância da revitalização e os benefícios que a ação deve proporcionar à região amazônica. Há um acordo de revitalização firmado entre o Governo de Rondônia e Federação do Comércio (Fecomércio) do Estado.
Para o presidente do Sistema Comércio no Amazonas, José Roberto Tadros, a revitalização do local será importante para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região.
O coordenador de relações institucionais da Santo Antônio Energia, José Carlos Sá, irá participar da reunião.
A empresa é responsável pela construção e operação da UHE Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Desde 2008, a Santo Antônio Energia já investiu mais de R$ 18 milhões na revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
A estrada de ferro completou, em 2013, 101 anos de existência. O patrimônio histórico foi tombado em 2002.
História
A Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, também conhecida como a estrada do “diabo” pelas perdas humanas ocorridas durante a sua construção, foi construída no período de 1907 a 1912, num projeto de interligar Porto Velho a Guajará-Mirim, estado de Rondônia, na fase áurea da borracha amazônica.
Milhares de trabalhadores morreram durante a construção, não somente por acidentes de trabalho, mas vítimas de doenças tropicais.