O número de registros de ataques dos animais, até mesmo aos próprios donos, além de várias informações que ajudaram a reforça a imagem de violenta, como por exemplo a de que eles foram criados em laboratório propositalmente para isso, faz com que o medo das pessoas pelos Pit Bull seja a mesma, em todo mundo, porém, há quem os defenda.
Em Manaus, o tosador e ex- dono de canil Anderson Ricardo de Carvalho disse que, o que há, mesmo, é muito preconceito com os bichos, e que é precisos informar à população sobre o que é verdade e mentira a respeito do animal.
Atualmente, o tosador cria cinco pit bulls, mas, na época em que tinha o canil, chegou a cuidar de 17 animais. Ele garante que nunca foi atacado por eles nem teve qualquer outro problema referente à violência com os cachorros.
Mas o diretor do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Manaus, Francisco Zardo, afirma que os pit bulls são violentos, sim – uma característica genética deles – e que oferecem risco à segurança das pessoas, principalmente crianças.
Segundo Zardo, no próprio Centro de Zoonoses, há notificações do perigo que o animal representa ao homem e até a outros animais.
Os interessados em obter mais informações sobre os pit bulls podem conferir o 1º Encontro de Pit Bulls de Manaus, que acontece neste Domingo (24), na Ponta Negra, a partir das 17h.
Segundo o organizador do evento, Anderson Ricardo, quem prestigiar o evento, vai participar de palestras, assistir a vídeos, entre outras atividades voltadas ao tema.