O anúncio do Plano Emergencial da Eletrobrás Amazonas Energia para Enchentes foi anunciado nesta quinta-feira (30), na sede da concessionária, no centro da capital.
De acordo com Diretor de Geração e Distribuição, José Albuquerque da Rocha, o plano visa evitar acidentes, em municípios afetados pela cheia deste ano.
O Plano Preventivo Emergencial (PPE), está orçado em R$ 300 mil. Os trabalhos da concessionária foram iniciados em janeiro deste ano, em áreas residenciais submersas, onde há risco das águas atingirem os equipamentos, ocasionando descargas elétricas. A AM Energia vêm retirando equipamentos e interrompendo o fornecimento em várias localidades.
Argumentando com a probabilidade de riscos, o diretor de Distribuição da concessionária pediu o apoio dos ribeirinhos ao plano.
Em todo o Amazonas, 19 cidades estão em Situação de Emergência e uma em Estado de Calamidade Pública. Além dos serviços, a Eletrobras Amazonas Energia, também deve fixar sinalização da rede elétrica, com placas de alerta para embarcações.
A empresa pretende fazer ações similares também em Manaus, mas o pacote de medidas para a capital ainda está sendo definido.