O empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) no valor de R$ 200 milhões, para obras de infraestrutura na capital foi aprovado em 2014, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A partir da sinalização do empréstimo, o município elencou uma série de projetos para execução na cidade, inclusive o de mobilidade urbana, área que precisa de mudanças urgentes para melhorar a qualidade do trânsito nas ruas e avenidas.
Segundo o líder do prefeito na Câmara, vereador Elias Emanuel (PSB), a redução no empréstimo é em função de reajustes no orçamento do Bird para este ano.
A redução do empréstimo obrigou o município a fazer um reajuste na lei, modificando o valor aprovado ontem na CMM, após parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Economia. Agora, o município vai ter que readequar todos os seus projetos, inclusive os de mobilidade urbana, à nova realidade do empréstimo.
As obras que vão ser realizadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, tem como objetivo estimular o desenvolvimento da capital, por meio da melhoria do sistema de transporte coletivo e de maior oferta de serviços públicos.