Empresas de Segurança são alvos de fiscalização federal no Amazonas

– (imagem apenas ilustrativa) – Quatro empresas que prestam serviço de segurança particular no Amazonas foram alvos de fiscalização pela Polícia Federal (PF). Realizada no final de semana em todo o país, a “Segurança Legal” focou na qualidade do serviço oferecido.

De acordo com a PF, das quatro, apenas uma, no município de Parintins, a 369 km de Manaus, não estava irregular. No Amazonas, a operação foi chefiada pelo Delegado Ricardo Raposo, da Delegacia de Controle de Segurança Privada,

Em Manaus, as equipes da PF estiveram em três empresas: uma, no bairro Cidade Nova, na zona Norte, e outras duas – no bairro Alvorada e no bairro Planalto, na zona Centro-Oeste da capital. Nas três, a fiscalização registrou irregularidades nos equipamentos de segurança utilizados. Foram fiscalizados a origem e e qualidade dos equipamentos e a origem das armas e munições. A intenção era verificar se não foram adquiridas de forma irregular.

A fiscalização também apreendeu coletes balísticos que não estavam sendo utilizados dentro das normas previstas e levantou os antecedentes criminais e formação dos quadros de pessoas das empresas.

Em Parintins, a empresa fiscalizada foi contratada para fazer segurança privada no bumbódromo, durante o festival folclórico da cidade. Conforme os fiscais, não foram notadas irregularidades.

A Polícia Federal informou que as empresas onde foi confirmada alguma irregularidade vão responder a processo administrativo e terão prazo para apresentar defesa e recursos. Segundo a PF, se reincidirem, responderão criminalmente.

Nos 27 estados, 500 policiais federais participaram da operação. Segundo a PF, em todo o país, mais de 2.500 empresas atuam legalmente no setor de segurança privada, mas o número de clandestinas pode chegar aos dobro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *