“Temos interesses bilaterais, visando o potencial do transporte fluvial de cargas dos estados da região Norte e Peru. Para sermos bem-sucedidos precisamos debater sobre elaboração de acordos comerciais entre os dois países, informações precisas de navegabilidade nos rios da Amazônia e peruanos, bem como os devidos investimentos para permitir o fluxo de navios e barcos durante todo o ano, e a construção de infraestrutura portuária”, destaca Silva.
A comitiva dos empresários peruanos participa, nesta sexta-feira (23), da II Transpoamazônia, Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística, no Studio 5 Centro de Convenções. Na programação, serão apresentados os benefícios e como consolidar rota comercial fluvial permanente entre Manaus, Iquitos (Peru) e Oceano Pacífico.
Yván lembra que os empresários de Iquitos precisam de diversas alternativas para crescer em escala comercial com o Brasil, dentre os gargalos, citou o alto custo na contratação de práticos para manobrar os navios de cargas que desafiam os rios sem sinalização e eclusas (obras de engenharia hidráulica para transportar barcos entre diferentes altitudes por sistemas de comportas).
“Acredito que este encontro é mais uma grande oportunidade para construção de propostas que venham melhorar a navegação entre esses dois países, aproximando essas fronteiras com o transporte de insumos, alimentos e bens finais”, ressaltou Yván Valera.
De acordo com o presidente da Câmara Interamericana de Transporte, Paulo Caleffi, os temas escolhidos para a II Transpoamazônia são específicos e práticos relacionados ao transporte e comércio. Segundo Caleffi, para dar início a essa apresentação, é preciso avaliar três pontos iniciais: política, referência de navegação de Tabatinga (AM) a Iquitos e instalação portuária.
Os assuntos serão discutidos entre os empresários e especialistas do transporte fluvial, contando também com palestrantes especialistas, como os dois ex-ministros dos Transportes, Cloraldino Severo e Paulo Sérgio Passos. O evento que conta com mais de 100 expositores do segmento de transporte fluvial esperam receber mais de 13 mil visitantes, entre esta quinta e amanhã, sexta-feira, das 9 às 18 horas.