Empossado ministro das Minas e Energia, Braga promete priorizar obras do setor energético na Região Norte

-6im29zs66ds1kbob5czc_layout

Oferecer aos brasileiros um sistema energético robusto, confiável e barato, e priorizar as obras do setor energético na Região Norte. Essa é a prioridade do novo ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, empossado ontem (1º/01) no cargo.

Nesta sexta-feira (02), o novo ministro deu a primeira entrevista dele à Rede Tiradentes de Rádio e Televisão.

Falando com a exclusividade ao repórter Charles Fernandes, o ministro disse que pretende apresentar um diagnóstico do setor energético nos próximos 90 dias.

“O desafio é sempre muito grande, porque este é um ministério que trata de energia – e energia é vida, é tudo. É fundamental para que o Brasil possa ter crescimento econômico, mas energia também é fundamental para, por exemplo, podermos levar educação a todos os rincões do nosso país, a saúde, para que possamos levar inclusão social, portanto, a energia tem aspectos macroeconômicos, sociais e humanitários. O sistema elétrico brasileiro é robusto; sabemos que temos muitos desafios; já fizemos muito na Amazônia, mas precisamos fazer muito mais. chegamos com o Linhão de Tucuruí até Manaus, precisamos concluir as obras de distribuição em Manaus, em alta tensão, o que vai – óbvio – melhorar a confiança e a segurança do nosso sistema elétrico; avançar, com relação ao Luz para Todos, no Interior  e, ao mesmo tempo, temos a questão do óleo e gás. Para o Brasil, é importante a produção de óleo e de gás; para a Amazônia é importante (o Amazonas é produtor de óleo e gás), e, para o Brasil, é óbvio que ainda temos grandes desafios, com relação à questão da refinação de petróleo – as nossas refinarias ainda estão em obras; nós temos o problema da modernização tecnológica da refinaria do Amazonas (Refinaria Manaus – Reman); o pré-sal é uma realidade, o que vai colocar o Brasil e a Petrobras, cada vez mais, numa posição de destaque nos fundamentos da nossa macroeconomia, mas nós não podemos também deixar de lembrar que este ministério também é responsável por toda a parte mineral, no Brasil.”

O ministro pretende apresentar um diagnóstico do setor energético, nos próximos 90 dias. “É com a consciência de que temos muito trabalho p’ra fazer, é com entusiasmo de quem quer quer ouvir, compreender, para que nós possamos, nos próximos 90 dias, apresentar um diagnóstico do setor e propostas de solução.”

Além das metas globais do ministério, Eduardo Braga pretende estabelecer submetas regionalizadas. “Uma das inovações que nós vamos trazer, para o ministério, é que nós possamos colocar sub metas regionalizadas para que possamos identificar ‘in loco’, em cada região, o cumprimento das metas globais!”

O ministro  garantiu que as obras do setor elétrico na Região Norte serão priorizadas. “Vamos dar prioridade às obras na Região Norte. Vamos debater isso com bastante entusiasmo, dentro do governo, e com o apoio da presidente Dilma, para que possamos, cada vez mais, assegurar desenvolvimento econômico, social e respeito ambiental à nossa Região.”

Eduardo Braga, que foi o segundo colocado na eleição para o Governo do Amazonas, preferiu não falar sobre o futuro político dele no Estado, mas disse que espera uma decisão da Justiça Eleitoral a respeito da eleição. “O Amazonas faz parte da minha vida. Eu não estaria aqui, se não fosse o Amazonas. Se aqui estou, prestando serviço à nação brasileira, é graças ao povo do Amazonas. A questão do Governo do Estado está entregue à Justiça, e a Justiça que trate da questão! Eu quero dedicar o meu trabalho a esse povo sempre generoso, que sempre nos dedicou tanto carinho e respeito e, ao mesmo tempo, avançar fronteiras afora, ao longo do nosso país, contribuindo com o governo da presidente Dilma e contribuindo com o nosso país!”

Eduardo Braga assume o comando do Ministério das Minas e energia com a autoridade da formação em engenharia elétrica. A entrevista completa do ministro à Rede Tiradentes pode ser acompanhada nas reprises do programa “Manhã de Notícias”, durante toda esta sexta-feira, na TV Tiradentes – Canal 19, na NETt, e no Canal 20, na TV aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *