Em situação precária, escola municipal é reabilitada por projeto de empresa privada, na zona rural de Manaus

image002

Funcionando em situação precária desde que foi inaugurada, uma escola municipal, na zona rural de Manaus, é beneficiada por um projeto de uma empresa de segurança privada.

image010

A escola Francisco Orellana, que até 10 meses atrás era inteiramente construída em madeira, tipo palafita, foi reconstruída por meio da Fundación Prosegur, braço social e cultural da Prosegur, de forma a possibilitar a melhoria da educação integral e qualidade de vida dos 42 alunos, com idades entre 7 e 12 anos que estudam no local.

Localizada no bairro de Nova Vida do Lago Grande, zona ribeirinha de Manaus (AM), a escola foi reinaugurada nesta quinta-feira (04), dentro de seu projeto da Cooperação ao Desenvolvimento “Piecitos Colorados”, que busca dar oportunidades para o futuro das crianças, por meio de uma parceria entre professores, alunos e seus familiares, junto com os funcionários da companhia.

O projeto “Piecitos Colorados” é realizado em quatro fases distintas, que incluem: infraestrutura, nutrição, educação e esportes.

A escola, após a reconstrução

O imóvel de 100m² com acentuadas limitações de infraestrutura, foi reconstruído, possibilitando receber mais alunos em um ambiente confortável e adequado para o aprendizado. A nova unidade recebeu mudanças na infraestrutura e a escola passou a contar com três salas de aula, biblioteca, áreas administrativas, cozinha e refeitório, depósito, despensa, banheiros adequados, poço artesiano e telas de proteção além de dormitórios para o diretor e os professores.

“Ficamos muito orgulhosos de poder auxiliar a comunidade de Nova Vida do Lago Grande. A reabilitação estrutural da escola local foi apenas a primeira parte de um amplo programa de Educação Integral que nossa Fundação implementa em áreas de fragilidade social onde Prosegur está presente. Os próximos passos preveem a aplicação de formação nutricional, plano de renovação das ferramentas de ensino, material didático e fomento ao esporte”, explica Aprigio Rello Junior, Diretor de Recursos Humanos da Prosegur.

O programa “Piecitos Colorados” prevê que as escolas elegidas sejam apresentadas por colaboradores da empresa. Assim, apresentação da Escola Municipal Francisco Orellana foi resultado da indicação dos funcionários da Prosegur da filial de Manaus, junto à direção da escola, para o levantamento das necessidades dos alunos e moradores locais.

A expectativa é que, a partir da reinauguração da unidade, ela se torne uma referência para as demais escolas ribeirinhas das comunidades próximas.

Atualmente, o projeto Piecitos Colorados da Fundación Prosegur atua em seis escolas no Brasil, localizadas nas cidades de Téofilo Otoni e Pouso Alegre (MG), Águas Lindas de Goiás (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), beneficiando mais de 400 alunos. Nos sete países onde está presente, o projeto atua em um total de 32 escolas, somando mais de 4,3 mil estudantes.

A Fundación Prosegur é o braço social e cultural da Prosegur, presente em dez países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Cingapura), com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade mais solidária e com menos desigualdade, através da promoção de projetos com foco nas áreas de educação, emprego e integração social de pessoas com deficiência, além de voluntariado corporativo. Em 2013 tivemos 34.693 pessoas beneficiadas por nossos 24 projetos.

O Grupo Prosegur é líder em segurança privada em todos os países em que atua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *