Em situação de emergência, por causa da cheia do Solimões, Parintins recorre aos governos estadual e federal

22/05/13 – A pouco mais de um mês do 48º Festival Folclórico, Parintins, a 325 km de Manaus, está em situação de emergência, por causa da cheia do Rio Amazonas.

O decreto, assinado pelo vice-prefeito Carmona Oliveira, foi publicado nesta terça-feira (21), pela prefeitura do município, e tem validade de 90 dias. A medida teve como base o parecer da Defesa Civil.

O fenômeno atinge tanto a zona urbana quanto a zona rural. A elevação das águas é, em média, de 2 a 5 centímetros por dia, com impacto em 39 comunidades ribeirinhas,além dos bairros Francesa, Santa Rita, Palmares, Nossa Senhora de Nazaré, Castanheira, Santa Clara, São José Operário, São Francisco,União e Itaúna I.

A prefeitura já reivindica o apoio dos governos do Estado e federal, pela necessidade de ajuda humanitária, em caráter de urgência, para atender as famílias afetadas.

De acordo com a prefeitura, o município não dispõe de recursos financeiros e materiais suficientes para atender às famílias afetadas, e há necessidade de providências imediatas, para minimizar os prejuízos e evitar o comprometimento da segurança da população.

De acordo com Carmona Oliveira, a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é para que todos os setores da administração municipal sejam mobilizados para uma ação conjunta, coordenada pela Defesa Civil.

O prefeito Alexandre da Carbrás autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar às ações de assistência à população afetada pelo desastre natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *