Da noite da última sexta-feira (30/01), até a madrugada do domingo (01/02), 26 veículos foram apreendidos em blitzes da operação Lei Seca, realizadas na capital, pelo Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). No total, 53 motoristas foram autuados, durante as operações realizadas pelo órgão estadual de trânsito, com apoio do Batalhão de Trânsito (Batran), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e o grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Grupo Fera), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Em um fim de semana considerado calmo, pelo diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, nove motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. “Infelizmente, a maioria dos condutores autuados por embriaguez ao volante é jovem, com idade entre 18 e 30 anos”, lamentou o dirigente, lembrando que no Brasil, a maioria das vítimas de acidentes de trânsito são jovens em plena idade produtiva.
Leonel Feitoza também destacou o grande o número de pessoas dirigindo sem habilitação. “Se um motorista que passou por curso de formação e se tornou habilitado já enfrenta dificuldades em muitas situações no trânsito, especialmente a noite, imagina alguém que não foi formado para isso”, argumentou o dirigente. Durante as blitze da Lei Seca, o Detran-AM flagrou seis pessoas dirigindo sem possuir Carteira Nacional de habilitação (CNH), desse total três haviam ingerido bebida alcoólica, sendo que um deles transportava a mulher e dois filhos.