Com o início do período chuvoso, Prefeitura de Manaus antecipou a Campanha de Combate À Dengue, na capital. O lançamento foi nesta segunda-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Para evitar o aumento do número de casos de dengue no ano de 2014, a Prefeitura lançou a Campanha “10 Minutos Contra Dengue”. A meta é sensibilizar a população no combate à doença e convencer a população de que são necessários apenas 10 minutos por semana para fazer uma checagem rápida no imóvel, verificando a existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
De acordo com o titular da Semsa, Evandro Melo, as chuvas chegaram e os riscos de surtos da dengue aumentaram. Ele destacou a necessidade da população colaborar com a campanha, tirando apenas 10 minutos para ajudar no combate à doença.
Por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, a Semsa irá fazer a orientação, junto aos proprietários dos imóveis, sobre a aplicação do check list. Eles poderão marcar, semanalmente, os espaços que foram vistoriados, para evitar novos lugares e objetos que sirvam como depósito de água para a proliferação do mosquito.
O município de Manaus registrou, em 2013, 14.785 casos notificados de dengue, sendo que 12 mil foram confirmados no primeiro quadrimestre. O número aumentou cerca de 140% em relação ao ano passado, quando foram notificados 5.258 casos da doença. Em 2011, o número de casos notificados foi de 56.010.
De acordo com o epidemiologista Romeu Fialho, desde o início de 2013, a recomendação é para que todas as Unidades de Saúde intensifiquem o trabalho de notificação da doença para que, consequentemente, a Semsa tenha um registro de casos o mais exato possível.
O cuidado deve mesmo ser redobrado. De acordo com o Ministério da Saúde, Manaus está em alerta para o risco de epidemia de dengue. O Governo Federal dobrou o investimento previsto para o combate à doença em 2014, que passa a ser de R$ 1,2 bilhão.