Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pais e familiares de estudantes autistas matriculados nas escolas da rede pública estadual participam, a partir desta segunda-feira (30), de um encontro pedagógico e instrutivo, onde vão receber informações sobre o autismo.
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro acontece na Escola Estadual Barão do Rio Branco, na avenida Joaquim Nabuco, na zona Centro-Sul de Manaus.
Durante o evento, também será lançada e divulgada uma cartilha instrutiva sobre o Autismo – elaborada pela Seduc – e proferida com uma palestra, que será ministrada pelo especialista Dr. Francisco Tussolini.
Também serão divulgadas ações pedagógicas bem sucedidas, evidenciando casos concretos de inclusão de alunos autistas em escolas de ensino convencional.
De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc, Hortência Macedo, pautado pela inclusão social, o encontro tem a proposta de informar e orientar pais e familiares de alunos autistas quanto às características, os direitos e os tipos de atendimento. Também será realizado um trabalho específico direcionado aos professores.
Autismo – Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente a capacidade comunicativa e de estabelecimento de laços sociais. É observado como uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.
Conforme especialistas, a ausência de linguagem, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril – chama a atenção para a necessidade de iniciativas voltadas para a promoção de um entendimento e esclarecimento sobre o assunto.