A candidatura de Manaus como sede dos jogos de futebol das Olimpíadas de 2016 foi reforçada, na manhã desta quarta-feira (11), pelo vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira e pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Os dois se reuniram, pela manhã, com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O encontro ocorre a menos de uma semana da reunião do comitê executivo da FIFA, no dia 16 de março, quando será anunciada a decisão final.
Henrique Oliveira lembrou que, desde o início da propositura, Manaus recebeu avaliação positiva do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, devido ao excelente desempenho durante a Copa do Mundo, mas ressaltou que a decisão final depende da FIFA. “Viemos aqui reiterar nosso pedido e desejar que a CBF leve para Zurique, na sede da FIFA, todos esses componentes inegáveis que credenciam Manaus a sediar os jogos de futebol das Olimpíadas”, afirmou.
O vice-governador disse, ainda, que existe uma expectativa muito grande para a realização do evento em Manaus e que a cidade está preparada. Ele destacou que a Amazônia é uma marca muito forte no exterior e, hoje em dia, a questão da distância não é mais um empecilho. Para ele, além de receber as olimpíadas, Manaus tem nova oportunidade de receber turistas. “Tenho certeza de que vamos dar uma lição de receptividade com o nosso povo”, declarou.
Também participaram do encontro o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero; um dos vice-presidentes da confederação, Fernando Sarney; o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), que é presidente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e o vereador Edinailson Rozenha (PSDB), presidente da comissão de esportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
José Maria Marin ressaltou que a CBF está acompanhando com muita atenção a escolha das sedes de futebol das Olimpíadas, mas reforçou que a decisão final depende do comitê executivo da FIFA, que se reunirá no dia 16 de março, na sede da federação, em Zurique, na Suíça.
O prefeito Arthur Virgílio Neto disse que a prefeitura tem trabalhado muito para receber as Olimpíadas e lembrou que a FIFA reconheceu o sucesso de Manaus durante a Copa do Mundo. “A gente percebe a simpatia da CBF e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em defender a nossa cidade como sede. Não devemos cobrar a antecipação de decisões, mas reforçar as credenciais da cidade para receber esses jogos”, afirmou.
Marin destacou que o interesse demonstrado pelo governo e prefeitura e a diplomacia como o assunto vem sendo tratado, é muito importante. Ele lembrou que o comitê organizador ouviu todas as cidades, reuniu os requisitos apresentados por elas e agora irá apresentá-los ao comitê executivo da FIFA. O presidente também disse que o COB está unindo esforços para atender às expectativas.
“Manaus reúne todos os requisitos essenciais para essa escolha. Existe um trabalho conjunto, no qual queremos destacar a participação efetiva e muito importante do presidente do COB, Carlos Nuzman”, disse.
Marin contou, inclusive, que, hoje, está acontecendo uma conversa entre o presidente Nuzman e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, sobre o assunto. “Portanto, diante dos requisitos apresentados, Manaus tem todas as credenciais para ser palco dos jogos olímpicos de futebol”, finalizou.