O I Fórum do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, em Manaus, aconteceu em espaço aberto, na Praça Heliodoro Balbi – a Praça da Polícia – na Avenida Sete de Setembro, Centro da capital.
Realizado pela Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), o encontro teve o objetivo de propor reflexões sobre a agricultura, já que 2014 está sendo marcado como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.
Os produtores presentes chamaram a atenção das autoridades para a importância da atividade de produção de alimentos, essencial para o dia a dia das populações dos grandes centros.
O presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Amazonas, Eduardo Garcia, alertou a sociedade para os riscos da aquisição e consumo de alimentos sem certificação.
A programação contou com a exposição de produtos artesanais, amostra de plantas ornamentais e venda de produtos da agricultura familiar, como frutas, verduras e legumes, direto dos produtores da zona rural de Manaus.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 276 mil amazonenses que se dedicam à produção de alimentos no Estado se enquadram na condição de agricultores familiares.