O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, senador Omar Aziz (PSD) fez um relato nesta quinta-feira (28), à Rede Tiradentes, sobre o encontro de 1 hora e meia que teve na noite dessa quarta-feira (27), com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
De acordo com o senador, na conversa, o ministro, que se manifesta contrário aos incentivos fiscais, evitou ataques à Zona Franca de Manaus (ZFM), mas sugeriu “alternativas” ao modelo. Apesar disso, acredita Omar, Guedes procurou tranqüilizar o representante do Amazonas sobre o tratamento do governo federal à ZFM e ressaltou importância do parlamentar amazonense para a aprovação das reformas pretendidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Omar, o ministro afirmou que caso as reformas sejam aprovadas, espera-se maior geração de empregos e um crescimento do PIB (Produto Interno Broto) brasileiro, o que também seria positivo para o modelo Zona Franca.
Em resposta à defesa de Guedes sobre investimento no setor turístico no Estado, o senador disse que procurou deixar claro ao ministro que o turismo é uma alternativa econômica para o Amazonas, mas não substitui a importância da ZFM e seu Pólo Industrial (PIM) para a economia do Estado.
Na conversa, entre as alternativas, também foi tratada a exploração e extração dos minérios. Omar disse ao ministro que a atividade envolve a questão ambiental e carece primeiro de uma negociação com as tribos indígenas da Região.
O senador também falou ao ministro sobre a importância da diversificação das atividades na zona franca e destacou como exemplo pólos alimentício e têxtil e ressaltou a necessidade urgente da redução da carga tributária brasileira que impacta no desempenho das empresas.
“Não se pode viver com a atual carga tributária e com o alto spread bancário”, afirmou Omar.
O senador disse ainda que esteve no Ministério da Saúde, acompanhando o governador Wilson Lima em busca de apoio e recursos para o combate ao avanço do vírus da gripe A H1N1, que, segundo os últimos números das autoridades da Saúde, já matou 12 pessoas no Amazonas.
Segundo Omar, a conversa terminou em clima de animação, com o ministro se autoconvidando a vir ao Amazonas e a Parintins, para o festival do bumbás Garantido e Caprichoso. O senador garantiu que Guedes será bem recebido pelo povo amazonense, principalmente se as medidas do Ministério da Economia forem positivas para a ZFM.