Com faixas em mãos, um grupo de oficiais de justiça do Amazonas ocupou a galeria da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na manhã desta quinta-feira (11). Cansados de ter prejuízo para cumprir o dever de entregar mandados judiciais, eles resolveram reivindicar melhores condições de trabalho. Na pauta das melhorias reivindicadas, estão adicional de risco de vida, aumento do número de oficiais de justiça e indenização justa de transporte.
De acordo com a presidente em exercício do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Amazonas (Sindojus-Am), Ana Hélia Lobo Moraes, além dos oficiais estarem sobrecarregados, eles ainda são ameaçados, durante o trabalho. A sindicalista destaca que, este ano, dois foram mortos, no Rio de Janeiro e em Belém, no Pará.
Os oficiais de justiça contam com a ajuda dos parlamentares estaduais para a aprovação de projetos que beneficiem a classe, que também está se movimentando, em nível nacional, para que o Senado aprove para o direito deles de terem aposentadoria especial e porte de arma para o exercício da função.