De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), 3,4 mil eleitores do Estado que faltaram às urnas, nas últimas eleições, continuam pendentes com o Tribunal.
O edital de convocação foi publicado no início desta semana. Os eleitores que não compareceram têm até o dia quatro de maio para se regularizar, caso contrário, terão o título de eleitor cancelado.
A multa pela ausência em cada pleito é de R$ 3,5 reais. Segundo o chefe de cartório Rui Wanderley, o eleitor pode procurar qualquer cartório eleitoral e apresentar o título ou um documento de idenficação.
Na sede do TRE-AM, no Aleixo, além da regularização do título, também está sendo feito o cadastro biométrico, para identificação do eleitor pela assinatura digital. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h e precisa ser agendado pelo site: tre-am.jus.br,
A doméstica Maria da Silva, que não sabia da necessidade do agendamento, teve de voltar para casa. Apenas em alguns casos, o agendamento é dispensado.
Segundo o secretário de TI do TRE-AM, até o momento, 30 mil pessoas já fizeram o cadastro biométrico.
O Tribunal pretende descentralizar o atendimento a partir do segundo semestre deste ano. A meta é cadastrar mais 1, 2 milhão de eleitores até maio do ano que vem.