Confira todos os candidatos a governador do Amazonas e seus vices:
- Amazonino Mendes (PDT) e Bosco Saraiva (PSDB)
- Eduardo Braga (PMDB) e Marcelo Ramos (PR)
- Rebecca Garcia (PP) e Abdala Fraxe (PTN)
- José Ricardo (PT) e Sinésio Campos (PT)
- Liliane Araújo (PPS) e Cabo Lobo (PPS)
- Marcelo Serafim (PSB) e Sirlam Cohen (PMN)
- Wilker Barreto (PHS) e Professora Jacqueline (PHS)
- Luiz Castro (Rede) e João Victor Tayah (PSOL)
PP/PTN
Partido Progressista (PP) e Partido Socialista Brasileiro (PSB)também confirmaram suas chapas em convenções, nesta sexta-feira (16). A convenção do PP teve a presença do governador interino, David Almeia.
Com duras palavras aos candidatos adversários, o governador interino, David Almeida (PSD), anunciou, nessa sexta-feira (16) apoio à chapa da ex-deputada e ex-superintendente da Suframa, Rebeca Garcia (PP) e do deputado Abdala Fraxe (PTN). Visivelmente ressentido, o governador interino aproveitou para explicar porque não lançou candidatura própria e contrariou o partido.
Rebeca, que nas eleições de 2014 esteve ao lado de Eduardo braga (PMDB) como candidata a vice, disse ter cansado de ser tratada como inexperiente. O vice da chapa de Rebecca será o deputado estadual Abdala Fraxe. Segundo o candidato, o novo grupo não vai responder às ofensas da campanha.
A chapa tem o apoio de políticos conhecidos como os deputados federal Luís Fernando, a ex-vereadora Socorro Sampaio e boa parte dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado (ELE-AM), que já caminham com o governador interino.
PSB
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), também fez sua convenção nesta sexta. O PSB terá o vereador Marcelo Serafim como candidato ao Governo do Estado. Marcelo selou a chapa com o administrador Sirlan Cohen, presidente municipal do PMN, como candidato a vice. O anúncio foi durante convenção, na sede do PSB, no Parque das Laranjeiras.
Marcelo Serafim disse que é preciso renovar a política no Amazonas. “Na vida pública entendemos que jamais devemos trocar a postura pela estrutura. Nós não podemos fazer a má política. Uma campanha que tire o Amazonas do buraco que “eles” colocaram. Não somos os responsáveis pela desesperança. São “eles” que plantaram a desesperança no coração do povo do Amazonas. E vamos plantar a esperança, com uma Saúde melhor tanto no interior como na capital!”
O candidato a vice defendeu um mandato voltado para a reconstrução do Estado. “Estamos acostumados a ver uma Educação totalmente desestruturada. Vendo a população do interior tendo que migrar para a capital em busca de atendimento e, mesmo assim, enfrenta filas de espera. Precisamos acabar com o abuso do tráfico de drogas que traz a criminalidade, a insegurança e o medo para nós. Vamos derrotar a velha escola política. Vamos fazer de tudo para chegar com o pé no segundo turno. Vamos unidos construir a grande vitória que o povo espera de nós”, disse.
E concluiu. “Não sabemos tudo que vamos fazer no governo, mas sabemos de tudo que não podemos fazer. Não queremos participar de operações da Polícia Federal como a Maus Caminhos ou a Lava Jato. Nosso governo será de construção, ouvindo a sociedade e com objetivo de reconstruir o que foi destruído na Educação, na Saúde e na Segurança. Esperança nos dias de hoje representa o 40”, defendeu o candidato.
PHS
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto foi escolhido na manhã desta sexta-feira pelo PHS para disputar o governo do Amazonas. Wilker terá como candidata a vice-governadora a também vereadora Professora Jacqueline (PHS), numa chapa ‘puro-sangue’ do partido.
“Hoje existe um grande vácuo na política e eu estou tendo uma boa experiência em um dos maiores orçamentos do Amazonas que é a Câmara Municipal de Manaus. Par se ter uma idéia, nenhum município, fora Manaus, tem um orçamento maior que a Câmara e eu estou tendo sucesso como gestor. Outra coisa, eu sou amazonense, moro aqui e sou político. Se eu não puder colaborar com o meu Estado, o que eu estou fazendo na vida pública?”, afirmou.
De acordo com Wilker, entre suas propostas estão atuar para melhorar a saúde e fazer obras no interior do Amazonas que, segundo ele, está abandonado.
A candidatura de Wilker foi anunciada na casa de show Rancho Sertanejo, na avenida professor Nilton Lins, Flores.
TRE-AM
O Tribunal Regional Eleitoral marcou a eleição para o dia 6 de agosto. Em caso de segundo turno, será no último domingo do mês (27). O pleito deve contar com mais de 8 mil pessoas, entre servidores e colaboradores utilizará cerca de 7 mil urnas eletrônicas.
A propaganda eleitoral será entre 20 de junho e 4 de agosto. Se houver segundo turno, a propaganda será entre 7 e 26 de agosto. O pleito suplementar terá um orçamento de R$ 18,5 milhões, considerando os dois turnos.
O Amazonas tem cerca de 3,3 milhões de eleitores aptos a votar. Mais da metade, 1,2 milhão reside na capital, Manaus.