Eleições suplementares no Amazonas terão forças federais

Forças federais vão ser convocadas para atuar nas eleições suplementares do Amazonas, em agosto. O pedido foi aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As forças vão trabalhar em Manaus e mais três municípios da Região Metropolitana. Além da capital, também receberão as tropas federais os municípios de  Autazes, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

Segundo o secretário judiciário do TRE-AM, Waldiney Siqueira, em Manaus, o plano de segurança para o dia da eleição contará com 560 policiais militares, 32 policiais federais e 795 membros do Exército. Ainda segundo Siqueira, o pedido, agora, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme Siqueira, o pedido das Forças foi com base no aumento da violência que geralmente ocorre durante eleições em algumas cidades. Ele informou, ainda, que algumas cidades não receberão forças federais, mas poderão contar com o reforço das Polícias Militar e Civil.

A juíza relatora Marília Rocha de Paiva e Sales argumentou que a solicitação baseia-se em estudo elaborado pelas forças de segurança do Amazonas e da União, em que ficou constatada a necessidade do emprego de força federal na capital do Estado, O objetivo é garantir a ordem na votação e apuração dos resultados.

Em seu vota, a juíza relatora explicou que o parecer do Ministério Público Eleitoral foi favorável, diante das limitações dos recurso do TRE-AM a como a impossibilidade da Polícia Militar estar presente em todos os municípios com efetivo que possa garantir a normalidade do pleito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *