As peças do xadrez político já se posicionam para a campanha rumo às eleições 2020 em Manaus. Nesta sexta-feira (13), o jogo começou com o Partido Democratas (DEM), na cerimônia de filiação do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, ex-PSDB, à nova agremiação. Após e cerimônia, com pompa e circunstância, Rotta foi lançado pré-candidato a prefeito da capital do Amazonas pelo presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto.
A cerimônia ocorreu no auditório de um hotel, na avenida Humberto Calderaro, zona Centro-Sul de Manaus. ACM Neto, que dispensa apresentações, destacou que o Democratas vai focar na cidade de Manaus, capital do maior Estado da federação, como meta nas eleições 2020.
Durante a coletiva de imprensa, ACM Neto aproveitou para alfinetar o presidente da República, afirmando que, apesar dos acertos, p governo Bolsonaro também tem “erros desnecessários.”
Em seu discurso, que evidencia um interesse mais amplo da liderança política dos baianos, ACM Neto saiu em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM). Afirmou que conhece e sabe da importância do modelo modelo para os amazonenses e para o país, e se colocou à disposição do Amazonas como defensor da ZFM.
Em seu discurso, já falando como pré-candidato à prefeitura da capital, Marcos Rotta destacou que esse é o ponto alto de uma longa caminhada.
Destacando que a partir de agora ele terá autonomia, Rotta aproveitou para criticar a recém-inaugurada parada de ônibus da Ponta Negra e afirmou: “o executivo precisa melhorar suas prioridades.”
Sobre assumir a presidência do DEM em Manaus, Marcos Rotta disse que está analisando o convite, mas que vai se pronunciar em outra oportunidade.
(reportagem: Marcos Pontes)