Estabelecimentos comerciais flagrados vendendo produtos escolares irregulares são autuados pelo INMETRO

Índice

Após vinte e oito denúncias na ouvidoria do órgão, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM) deflagrou, nesta terça-feira (13), a operação “Volta às Aulas”, de combate às fraudes, nas vendas de material escolar.

O objetivo é coibir a venda de produtos escolares irregulares, fora dos padrões estabelecidos pelo INMETRO.

Durante a fiscalização, várias irregularidades foram detectadas em produtos revendidos nos estabelecimentos comerciais, como foi o caso da massa de modelar revendida em uma nesta distribuidora do bairro Cachoeirinha, na zona Centro Sul da capital.

Além da massa de modelar, outros produtos como cola e pincel atômico também apresentaram discordância em relação a peso e volume apresentados na embalagem dos produtos.

O IPEM abriu prazo de 10 dias para que a empresa justifique a falha na revenda do material. De acordo com o diretor presidente do IPEM-AM, Márcio André Brito, caso contrário, pode ser multada em até R$ 1 milhão.

A gerente da distribuidora de materiais escolares, Kássia Torres, disse que todas as medidas recomendadas pelo IPEM serão obedecidas, para evitar transtornos aos clientes.

Somente pela manhã, cinco locais foram visitados e, em todos os estabelecimentos foram detectadas irregularidades.

Para a comerciante Francisca Cavalcanti, que adquiria produtos para revenda, a fiscalização precisa ser constante.

A operação “Volta às Aulas” segue até o  fim do mês, quando será divulgado um balanço geral da atividade de fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *