O investimento em educação no Sistema de Segurança Pública do Estado pelo Governo do Amazonas recebeu destaque nesta segunda-feira (24), durante a aula inaugural dos cursos de Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos e da Especialização em Segurança Pública do Cidadão, ambos ofertados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para mais de 100 servidores do Estado que atuam no setor.
O destaque foi mencionado pelo vice-governador José Melo, que participou da aula inaugural junto à cúpula da segurança. “Hoje em dia, não se faz mais segurança apenas com cassetetes e repressão. Segurança pública exige conhecimento, experiência e integração”, disse Melo, frisando que esta já é a terceira turma de especialização, na área de segurança, realizada pela UEA.
Os cursos seguem a premissa de qualificar os profissionais da área, sob uma perspectiva humanista, democrática e multidisciplinar com o intuito de valorizar o servidor público e melhorar o serviço para a população amazonense. No curso de especialização ingressaram 85 servidores, entre policiais civis, militares, bombeiros e servidores do Detran-AM. Na turma de mestrado foram ofertadas 15 vagas. Todos foram selecionados por meio de processo seletivo.
Na avaliação do delegado geral do Amazonas, Josué Rocha, a oferta da especialização desenha um novo quadro de profissionais baseados na filosofia humanista da nova polícia do Estado. “Antes era necessário que nós enviássemos nossos servidores para fora do Estado para que eles se especializassem. Agora somos nós quem fazemos isso, tendo como base de ensino nossa realidade, o que acaba sendo mais eficiente para o sistema”, disse Rocha.
O cabo da Polícia Militar Cézar de Menezes, que atua na ouvidoria da corporação, elogiou a oportunidade e disse que espera contribuir para a melhoria da segurança pública do Amazonas. Ele passou no processo seletivo para Especialização em Segurança Pública. “Essa especialização será fundamental para todos os servidores aprimorarem seus conhecimentos e devolver isso com boa conduta profissional”, comentou.
Para Elinaldo Alvez, do Corpo de Bombeiros, a pós-graduação também será muito importante para ele, que pretende galgar novas posições dentro da corporação.