Dupla “Cosme e Damião” voltará às ruas para garantir maior segurança, no Centro comercial

11/04/13 – A dupla “Cosme e Damião”, velha conhecida dos amazonenses e manauenses, voltará às ruas para garantir maior segurança aos empreendedores, frequentadores e moradores do Centro comercial de Manaus. O anúncio foi feito ontem, quarta-feira (10), pela Polícia Militar do Estado (PM-Am), na sede da Associação Comercial do Amazonas (ACA), durante a apresentação do novo plano de segurança para o Centro de Manaus a empresários do comércio.

O objetivo é reforçar a segurança na área, que concentra grande número de estabelecimentos comerciais e recebe diariamente um fluxo expressivo de consumidores.

A principal mudança está na retomada do policiamento a pé, o chamado “Cosme e Damião”. De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Gilberto Gouveia, há cerca de 20 dias, um efetivo de 70 policiais já está trabalhando na ronda das ruas do Centro de Manaus, em turnos de seis horas, durante a manhã e a tarde, horários de maior fluxo de pessoas. O planejamento inclui, posteriormente, a utilização de 33 câmeras do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).

Segundo o comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão César Andrade, o objetivo principal do novo plano, é a diminuição dos índices de assaltos e furtos e o aumento da sensação de segurança de lojistas e frequentadores do Centro. “Entre as nossas metas, está diminuir em pelo menos 5% os roubos, diminuir a sensação de insegurança e aumentar em 10% as prisões e apreensões de pessoas e de material ilícito”, disse o oficial.

Além das duplas “Cosme e Damião”, será implantado o policiamento velado, feito por policiais militares à paisana, que vão trabalhar na prevenção e em prisões em flagrante. Também continuarão atuando nas ruas do Centro, policiais em viaturas de duas e quatro rodas, do programa Ronda no Bairro, e 21 policiais do Policiamento Turístico do Amazonas (Politur), que já estão reforçando as ações de segurança. No total, o efetivo de policiais do Centro é de 261 homens.

De acordo com o comandante do Centro de Policiamento (CPA) Sul, coronel Franclides Ribeiro, por conta das peculiaridades do Centro de Manaus, foi necessário montar um plano de segurança diferenciado. “O Centro é um local em que a característica principal tem que ter o policiamento a pé, que inibe a ação delituosa, aumenta o risco aos criminosos e diminui as oportunidades por parte dos meliantes”.

Segundo o presidente da ACA, Ismael Bichara, o novo plano de segurança do Centro de Manaus vai refletir diretamente nas vendas do comércio. “Quando conseguirmos dar segurança, para que essas pessoas transitem com tranquilidade, eu tenho certeza que os shoppings vão sofrer muito com o aumento das vendas no Centro da cidade”, disse.

O empresário Ali Bawab, dono de várias lojas no Centro da capital, acredita que a nova forma de atuação da Polícia Militar já pode ser sentida nessas primeiras semanas de aplicação. “O trabalho que os comandantes vêm nos prometendo, vem acontecendo gradualmente. Já vimos o aumento dos policiais na rua, aumento no número de viaturas e isso dá uma sensação de segurança melhor para as pessoas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *