Domingo de eleições terá estratégia especial para serviços de transporte, saúde e limpeza, na capital

images

Um total de 1.407 ônibus, de 217 linhas, serão colocados nas ruas, pela Prefeitura de Manaus, para atender gratuitamente a população, neste domingo (5), no 1° turno das Eleições 2014.

CMM

A gratuidade do transporte foi acordada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), ainda no último mês de julho e publicada na forma da Lei 1895, de 11 de agosto, no Diário Oficial do Município (DOM). Além do transporte público, a prefeitura também montou estratégias de atuação para as áreas de trânsito, saúde e limpeza urbana.

O embarque gratuito vai ser de 4h à meia-noite de domingo, dia 5, e não se aplica aos transportes Executivo e Alternativo, como explica o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho.

Toda a operação de transporte vai ser coordenada pela SMTU, que vai estar com 40 fiscais nas garagens, terminais de bairro e de integração.

No caso de descumprimento à gratuidade e qualquer outra reclamação sobre o transporte, usuários vão poder ligar para o SAC da SMTU, no número 118, ou procurar um dos fiscais de transportes.

Ainda com relação aos ônibus gratuitos, devido ao grande fluxo de eleitores que vão estar circulando entre os cinco terminais da cidade, a Prefeitura de Manaus também vai estar com a Guarda Municipal nestes pontos.

A patrulha já é realizada rotineiramente pelos guardas, que se dividem em grupos, e neste domingo, dia 5, vai ter reforço com ação motorizada, tornando o trabalho mais ágil.

A Guarda Municipal também vai estar com o número 153 disponível para o recebimento de chamadas que envolvam prejuízos ao patrimônio público.

Trânsito

Para orientar motoristas e pedestres, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai colocar nas ruas um efetivo de 290 agentes, garantindo assim a fluidez nas vias próximas às zonas de votação. Não haverá alterações no trânsito.

Os agentes vão estar posicionados estrategicamente nas proximidades dos maiores colégios eleitorais da capital. Através do número 0800 092 1188 vai poder ser solicitada a presença de um agente de trânsito.

servicos publicos2

Saúde

A Prefeitura de Manaus também vai colocar três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu–192) à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Nilton Lins, das 16h às 20h, para atender a qualquer ocorrência durante a apuração de votos.

Em outros pontos da cidade e ao longo de todo o dia, o Samu vai manter o plantão normal para o atendimento à população. A Maternidade Moura Tapajóz, situada na Avenida Brasil, na Compensa, vai ter suas atividades funcionando integralmente.

imagem

Limpeza

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) vai manter equipes de varrição no 1º, 2º e 3º turnos em expediente de plantão, que vão atuar com os carros coletores.

À noite, após a eleição, 300 funcionários vão estar nas ruas para garantir a limpeza pública. Os serviços diários de coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva e também nos cemitérios vão ser em ritmo de plantão, normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *