Atendendo aos apelos, feitos neste sábado (29), pelas emissora da Rádio e Televisão e por meio das rede sociais, centenas de doadores de sangue congestionaram as dependências da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).
A intenção era doar sangue para os sobreviventes do acidente desta sexta-feira, envolvendo um caminhão caçamba e um micro ônibus executivo, que matou 15 pessoas. Os sobreviventes estão internados em unidades da rede pública de saúde.
Segundo números não oficiais levantados pela Fundação, cerca de 800 doadores estiveram na sede do órgão. No início da tarde, a diretora do Ciclo de Sangue da FHemoam, médica Socorro Viga, disse que o material doado hoje é o suficiente para o atendimento às vítimas do acidente e até para outros casos. Ela agradeceu a presença, solicitou aos outros doadores que deixassem o agendamento da doação para a semana que vem e que voltassem para casa.
“Atendemos em dois pontos de doação: aqui, na Fundação , das 7h às 18 h, e na Maternidade Ana Braga (zona Leste de Manaus), de 8h às 17h. Todos continuarão sendo bem-vindos”, disse.