Quem vai exercitar sua cidadania, neste domingo de eleições (05), não pode esquecer duas coisas importantes para votar bem e rápido: o título de eleitor ou um documento oficial com foto, como a Identidade, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação, e a chamada ‘cola’ com os números dos candidato em quem você vai votar. E lembre-se: nesta eleição são cinco candidatos; à Presidência da República, ao Governo do Estado, Senado, a deputado federal e a deputado estadual.
A ‘cola’ com os números foi liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como objetivo de diminuir o tempo do eleitor na fila e, assim, acelerar a votação.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes, falou sobre o assunto. “É extremamente importante que leve um documento obrigatório com foto. Mesmo as cidades onde teremos biometria. O Título Eleitoral você pode até não estar portando, desde que você saiba qual é a sua Secção, mas o documento oficial com foto, sim. E o mais importante: leve a sua ‘colinha’, anote quem são seus candidatos, leve, naquele dia, o respeito a todos os que estão na fila, para que as eleições sejam mais céleres.”
A desembargadora aproveitou para fazer um alerta ao eleitor.”O cidadão tem até as 17 horas para chegar à sua Secção Eleitoral. Se ele chegar às 17h1, não poderá mais votar, por, que às 17 horas, nós vamos distribuir senhas para que estiver na fila. Se essa fila demorar até 18h, não há problema nenhum! Quem estiver ali, vota!” .”
Segundo Socorro Guedes, o resultado da votação, nas eleições do Amazonas deve ser divulgado em uma hora, ou, no máximo, uma hora e meia.
Um total de 2 milhões, 226 mil eleitores votam, neste domingo, no Amazonas. São 1 milhão, 234 mil, em Manaus e 983 mil, no Interior do Estado.