De acordo com o Ministério da Saúde, o Diabetes mata quatro vezes mais que a Aids. Cerca de 7, 5 milhões de pessoas, no país, tem diabetes e não sabe lidar com a doença. Em 2010, 54 mil pessoas morreram, em conseqüência direta da doença.
Os profissionais de saúde alertam que o paciente com diabetes, precisa ter cuidados especiais, principalmente, com os pés. Segundo a podiatra Lídia Phirleme, por dia são amputados, ao menos, dois pés, na rede de saúde, por causa da diabetes.
“O podólogo é um profissional totalmente capacitado para tratar dos membros inferiores do diabético, porque eles tem os instrumentos corretos, a esterilização é totalmente completa. O podólogo foi capacitado, estudou para tratar todas as patologias direcionadas ao paciente diabético, então o diabético tem que tomar muito cuidado, porque os pés deles podem ficar comprometidos por ferimentos e, quando ele for perceber, infelizmente, pode ser muito tarde!”, alerta.
Com o tema “Educar para prevenir”, a Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta quinta-feira (14), na Unidade de Saúde Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus, ações educativas relativas à campanha mundial do Diabetes.
De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Evandro Melo, aproximadamente 80 mil diabéticos são acompanhados, na rede municipal de saúde, pelo programa de Hipertensão e Diabetes.
“Todas as nossas unidades fazem a identificação do diabético e, o que é mais importante, inscreve num programa de controle, de modo que eles possam ter essa doença controlada, para evitar os transtornos que essa doença produz na visão e principalmente nos membros.”
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose – o açúcar, no sangue, e pode evoluir para complicações severas de saúde, como insuficiência renal, doenças do coração e amputações e levar à morte.