Até o próximo sábado (20/5), uma série de atividades com usuários dos três Centros Atenção Psicossocial (CAPS) da capital, como parte da programação relativa ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
A programação, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), a inclui rodas de conversa e manifestações culturais como apresentação de peças de teatro e exibição de filmes, e acontece nos três CAPS municipais – Benjamin Matias Fernandes, destinado ao acolhimento de adultos em sofrimento mental; Dr. Afrânio Soares, especializado no atendimento a usuários de álcool e outras drogas; e no CAPSi, Leste, especializado no atendimento infantil.
Familiares e profissionais de saúde estão participando de atividades especiais desde o último dia 15, quando a secretaria deu início à programação comemorativa à data, com a intenção de promover uma reflexão em espaço coletivo sobre temas relacionados à saúde mental.
“Só quem convive com pessoas em sofrimento mental, sabe das complexidades envolvidas no cuidado destes pacientes”, destaca o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto. Ele explica que as atividades realizadas pelos CAPS, incluindo as de esclarecimento e discussão sobre o assunto, ajudam a qualificar o auxílio que os usuários destes Centros recebem tanto da rede de saúde quanto dos familiares com quem convivem e de quem, muitas vezes, dependem.
A programação comemorativa foi organizada visando a participação do maior número possível de usuários. “São várias atividades que possibilitam uma ampla discussão sobre o dia a dia dos pacientes e as necessidades de cada um deles”, informou a gerente da rede de atenção psicossocial da Semsa, Efthimia Simões Haidos.
Durante todos os dias da semana será realizado um grupo de recepção explicando sobre a Luta Antimanicomial e os avanços na Rede de Atenção Psicossocial do Município de Manaus, inclusive com a inauguração do CAPS AD.
Programação
Caps III Benjamin Matias Fernandes – Caps Sul
18/5 – Quinta-feira
· Exibição de documentário produzido pelos estagiários de psicologia sobre a luta antimanicomial e vivências dos usuários e familiares acompanhados no CAPS;
· Exibição da filmagem de peça encenada pelos participantes da “Oficina de teatro do Caps, com o título “Teatro do Oprimido”, além de atividades coletivas com os usuários e profissionais do Instituto Silvério de Almeida Tundes (Isat) e diálogos sobre a temática em foco na recepção, acolhimentos e corredores do CAPS.
CAPS I Leste
18/5 – Quinta-feira
· Ato público em favor da saúde infanto-juvenil, às 8h, com a comissão de pais e familiares.
19/5 – Sexta-feira
· Ação “Cuidando do Cuidador”, a partir das 8h
CAPS Ad III Dr. Afrânio Soares
18/5 – Quinta-feira
· Atividade em grupo terapêutico no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o tema “Desafio da Superação – em busca de soluções para as dificuldades da vida no território”.