Detran-AM faz mais de 180 autuações, durante blitz da Lei Seca, no fim de semana

10/06/13 – Cerca de 100 veículos, entre carros e motocicletas, foram aprendidos pelos agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) durante as operações de fiscalização da Lei Seca, realizadas entre sexta-feira (07), e domingo (09), em todas as zonas de Manaus e nas rodovias estaduais AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e AM-070 (Manoel Urbano), que liga a capital a Manacapuru.

De acordo com o diretor operacional do Detran-AM, major Nero Santos, nos três dias de fiscalização, foram efetuadas 180 autuações por crimes e infrações de trânsito. Desse total, 13 são de motoristas flagrados dirigindo embriagados, Seis deles foram flagranteados por apresentar percentuais de alcoolemia acima de 0,34%.

Na avaliação do diretor operacional do Detran-AM, apesar dos 13 casos de alcoolemia flagrados, já é possível perceber uma mudança de comportamento na população. Na maioria das abordagens, feitas nos estabelecimentos conhecidos como “ilhas geladas” e barzinhos, os grupos motorizados tem um “motorista da vez”, que não consome bebida alcoólica. O major Nero acrescenta que, dos 350 testes de alcoolemia realizados, apenas 13 deram positivos, um percentual menor que 4% de casos positivos.

Apreensão de documentos – Durante as operações do fim de semana também foram recolhidos mais 70 documentos de motoristas e de veículos, entre Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), na maioria dos casos, por estarem fora do prazo de validade. As zonas leste e sul foram as que registraram o maior número de infrações, cometidas na maioria dos casos por motociclistas, que conduziam os veículos sem capacete e sem estar habilitado.

Nas operações do fim de semana, os agentes do Detran-AM contaram com apoio de cadetes oficiais da Polícia Militar (PM-AM), policiais do Batalhão de Trânsito (BATRAN), agentes da Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans). Ao todo, a operação contou com 80 pessoas.

As fiscalizações foram executadas com cinco barreiras fixas, nas avenidas Max Teixeira (zona Norte), Autaz Mirim (zona Leste), Rodrigo Otávio (zona Sul) e do Turismo (zona Oeste) e também duas itinerantes que percorreram os locais onde há maior concentração de bares, lojas de conveniência e as chamadas “ilhas geladas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *