
Foto: Assessoria de Comunicação
Uma placa afixada na área da travessia do rio Autaz Mirim provocou a indignação dos usuários da BR-319 e a denúncia do deputado estadual Comandante Dan (Podemos), na plenária desta quarta-feira (30/4). A placa, afixada antes do embarque na balsa que temporariamente faz a travessia do rio, tem como dizeres “Atenção Srs. Motoristas! O caminhão precisa ‘está’ (erro de grafia da placa) em condições de descer e subir. Não disponibilizamos de máquinas para rebocar”.
“O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve na Assembleia, em reunião com os deputados e em sua fala passou uma mensagem de que tudo estava sob controle e em andamento. Nós até elogiamos a nova dinâmica, após mais de dois anos e 30 semanas das pontes desabadas. Contudo, quando me deparo com o conteúdo da placa, não há como não me revoltar. Um serviço mal prestado, que transfere a desestrutura da estrada para a conta do meio de transporte, dizendo que o veículo precisa estar em condições de descer e subir, mesmo que a estrada esteja um atoleiro e sem qualquer condição. Eles deveriam estar se antecipando a tudo isso e oferecendo melhores condições, inclusive com veículos de tração para dar suporte nos atoleiros. Mas não, se o caminhão não subir é que não teve condições e que se vire”, afirmou o deputado.
As pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim desabaram há dois anos e 31 semanas e foram substituídas por balsas para a travessia dos trechos. As balsas dificultaram, pela demora no embarque e desembarque, o ir e vir das pessoas que se utilizam da BR-319, única ligação terrestre do Amazonas com o restante do país.
A queda das pontes resultou em cinco mortes e 14 feridos, até hoje sem apuração de responsabilidade.
O deputado Comandante Dan lidera o Movimento Soluciona BR e leva a causa da trafegabilidade com segurança daquela rodovia ao Legislativo Estadual. Em sua fala, ele ofereceu o troféu “Óleo de Peroba” ao superintendente do DNIT.