Deputados do Amazonas vão à Brasília (DF), em defesa da ZFM

15/05/13 – Os 24 deputados estaduais amazonenses irão a Brasília, para uma audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). A sugestão é do líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Sinésio Campos (PT).

Sob a liderança do presidente da Casa, Josué Neto (PSD), os parlamentares vão reagir à manifestação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, segundo a qual as vantagens de 12% do ICMS à Zona Franca de Manaus (ZFM) causarão a desindustrialização das regiões Sul e Sudeste, e farão SP acumular perdas da ordem R$ 7,5 bilhões/ano.

De acordo com Josué Neto, a ALEAM será firme em seu posicionamento. O parlamentar confirmou a elaboração de nota técnica da Casa em parceria com a Sefaz e a Suframa, além da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
A nota será entregue a Temer e a Renan, e a cada um dos 81 membros do Senado Federal.

Ontem (14), uma comissão formada por sete deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo – incluindo o presidente, Samuel Moreira (PSDB) – se reuniu, em Brasília, com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), e com Renan Calheiros (PMDB), para reforçar a posição contrária da Casa contra o projeto de alteração do ICMS.

Para os deputados estaduais, as novas regras trarão grandes prejuízos para os Estados industrializados. Com a nova lei, segundo eles, o Estado perderia R$ 7,5 bilhões por ano. Eles defendem a unificação das alíquotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *