Deputado sai em defesa do Estado sobre infraestrutura e afirma que legado da Copa será avanço do turismo, no Amazonas

O grande legado da Copa do Mundo para Manaus e para o Amazonas será o avanço do turismo, como atividade econômica. A afirmação foi  feita nesta quinta-feira (12), pelo deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), que destacou o evento como uma grande conquista para o povo brasileiro, em especial para o Amazonas, mesmo diante de alguns problemas de infraestrutura.

“É claro que temos muitos problemas, não apenas em Manaus, mas em outras sedes da copa do mundo, espalhadas pelo país. Dificuldades na questão da mobilidade urbana – e houve grande expectativa com relação a isso – especificamente na capital, Manaus; temos problemas seríssimos nos aeroportos e muitas falhas na comunicação. Por isso, tivemos uma CPI tratando dessa questão, tamanha a gravidade da comunicação, hoje, entre as telefonias fixa, móvel e a internet. São situações das quais não temos como fugir. São deficiências que temos há anos”, comentou.”

Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (CDC-ALEAM), Rota criticou duramente a Federação Internacional de Esporte Amador (FIFA). “Temos a intromissão da FIFA no nosso país, ditando as regras, ditando inclusive preços e produtos que poderão ser comercializados nas cidades sede da Copa do Mundo.”

Apesar dos problemas de infraestrutura, o parlamentar afirmou que o grande legado que um grande evento como a Copa do mundo pode deixar para Manaus, para o Estado e o país, será o avanço do turismo, como atividade econômica, resultado da ampla divulgação das nossas belezas naturais e da hospitalidade do nosso povo.

“A copa do mundo traz a chama do interesse pelo esporte mais querido e mais praticado do país, que é o futebol. Desde 1950, nós não tínhamos essa oportunidade de movimentar o Brasil, em torno do fato de sediarmos uma copa do mundo. É claro que isso vai trazer benefícios, que podem não ser momentâneos, mas penso com otimismo que o principal legado da copa, será uma descoberta da nossa floresta, da nossa biodiversidade, do nosso meio ambiente, das nossas belezas naturais, mesmo porque, outros países que já foram sedes de copas, experimentaram como principal resultado o avanço do turismo”, completou.

O Amazonas mostrado ao Mundo

Apesar das críticas, Rotta também destacou que a superexposição do Amazonas ao resto do mundo, por meio de um vídeo produzido pela FIFA, que deve atrair milhares de turistas ao Amazonas e ao país em curtíssimo prazo, gerando emprego e renda.

“Vi o vídeo em que a FIFA divulga o Amazonas para o mundo inteiro. Um vídeo de pouco mais de 1 minuto que exalta nossas belezas naturais, nosso folclore, cultura, potencial turístico, a nossa floresta, os nossos rios e , principalmente, a hospitalidade do povo brasileiro, em especial do povo amazonense. Então, sem dúvida, mesmo diante dos problemas que nós temos e dos avanços que não chegaram ao Amazonas com a Copa, temos a grande possibilidade de compensar isso, despertando o interesse do turismo internacional. Precisamos mesmo mostrar ao mundo as belezas do Amazonas e atrair mais turistas à capital e Interior do Estado, porque essa é uma vocação natural do Amazonas; um caminho importante, para que possamos solidificar a geração de emprego e renda, por meio dessa atividade, que combina mais com o nosso país. Que o Brasil possa, nas arenas, atingir toda a expectativa do povo brasileiro, que, nesse momento, passa a ser o 12º jogador da seleção”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *