A partir desta sexta-feira (28), pessoas e famílias que sofrem as consequências da dependência química, ganham uma esperança de recuperação.
Às 9h30, o governador Omar Aziz inaugura, no Km 53 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município do Rio Preto da Eva, o primeiro Centro de Reabilitação em Dependência Química da rede pública estadual de Saúde. A clínica vai oferecer serviço especializado, com modelo de atendimento multidisciplinar, para internação e tratamento de adolescentes e adultos dependentes de álcool e outras drogas. O investimento do Governo do Estado para construir e equipar o novo serviço foi da ordem de RS 16,9 milhões.
O vice-governador José Melo e o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, participam da solenidade de inauguração. Wilson Alecrim informou que o Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz tem capacidade para internar 120 pacientes, por um período de 90 dias.
O acesso ao serviço se dará por meio da Rede de Atenção Psicossocial do Estado, que inclui 22 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – três na capital e 19 no Interior do Estado –, as Policlínicas e o Pronto-Atendimento Humberto de Mendonça e, a partir de setembro, também com o CAPS Antidrogas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus).
A obra é considerada pelo governador Omar Aziz uma das mais importantes da administração dele. Omar deixa o governo no próximo dia 4 de abril, para se candidatar ao Senado.