Denúncia da presença de Cisticercose em carnes de frigoríficos da capital é apurada pela Visa Manaus

Uma denúncia da presença cisticercose em carnes de frigoríficos de Manaus começou a ser investigada, na manha desta quarta-feira pela Vigilância Sanitária Municipal.

A fiscalização foi classifica ‘de urgência’. O primeiro local fiscalizado foi o estabelecimento Flecha Atacadista, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade.

Até o final da ação, ainda seriam fiscalizados outros dois estabelecimentos, um no bairro Japiim e outro no bairro da Cachoeirinha, bairros da zona Centro-Sul de Manaus.

O que é a cisticercose

A cisticercose pode afetar os seres humanos. É uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos da Tênia.

Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles se transformam em larvas que passam para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando cistos, que podem inflamar, inchar e até causar problemas neurológicos. Quando os ovos penetram no sistema nervoso, a doença é identificada como cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

Sintomas

Os sintomas da cisticercose incluem:

  • Dor de cabeça, convulsões, confusão mental ou coma quando a larva da Tênia se aloja no cérebro;
  • Palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa quando a larva da Tênia se aloja no coração;
  • Dor local, inchaço, inflamação, cãibras ou dificuldade nos movimentos quando a larva da Tênia se aloja no músculo;
  • Papo, que geralmente não causa dor e que pode ser confundido com um cisto quando a larva da Tênia se aloja na pele;
  • Problemas de visão ou perda da visão quando a larva da Tênia se aloja nos olhos.

O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *