Dengue avança em todo o Amazonas e já preocupa autoridades da Saúde

08/04/13 – No estado do Amazonas, 11. 288 casos de dengue já foram notificados, nos três primeiros meses deste ano.  De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, esse número é praticamente o dobro do registrado no ano passado.

Somente na capital, são quase 7.500 casos registrados. No Interior do Estado, os municípios onde a incidência da dengue mais preocupa as autoridades de saúde são Humaitá, com 960 casos; Manacapuru, com 672 casos da doença registrados; Tabatinga, com 523; e Careiro da Várzea, com 348 casos.

Embora o Amazonas apresente um quadro mais tranquilo, em relação aos demais estados do país, de acordo com o diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, a situação é de alerta.

Segundo Bernardino Albuquerque, em relação à dengue, este ano, um dos fatores que tem chamado atenção das autoridades é o aumento do número de municípios onde tem ocorrido o aparecimento da doença.

Com relação às medidas de controle da dengue, Bernardino Albuquerque afirma que  elas estão sendo colocadas em prática pelas secretarias municipais de saúde, com apoio da FVS, principalmente no caso das ações de controle vetorial, aquelas relacionadas ao controle da população do mosquito transmissor da dengue. Ele destaca entre as ações de controle vetorial, a visita casa a casa, que está sendo intensificada, especialmente em Manaus, para identificar e eliminar possíveis criadores do mosquito transmissor da dengue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *